• Equipe do GPEC

4000 Exoplanetas

Atualizado: Fev 28



Foram confirmados mais de 4000 exoplanetas, que são planetas fora do nosso Sistema Solar.


O vídeo destaca os exoplanetas em som e luz, começando cronologicamente a partir da primeira detecção confirmada em 1992. Exoplanetas detectados pelo método da velocidade radial aparecem em rosa, enquanto que os detectados pelo método de trânsito são mostrados em roxo. Os que foram visualizados diretamente aparecem na cor laranja, e os detectados por micro lente são mostrados em verde. Quanto mais rápido um planeta orbita sua estrela, mais alto é o tom de acompanhamento.

O satélite Kepler descobriu cerca da metade desses primeiros 4000 exoplanetas em apenas uma região do céu. A missão TESS está a caminho de encontrar ainda mais, em todo o céu, em órbita das mais brilhantes estrelas próximas de nós. Encontrar exoplanetas não só ajuda a humanidade a entender melhor a prevalência potencial da vida em outras partes do Universo, mas também como a Terra e nosso Sistema Solar foram formados.

Fonte: SYSTEM Sounds (M. Russo, A. Santaguida) / APOD NASA


ESTE CONTEÚDO É PRODUZIDO SEM ANÚNCIOS E DE FORMA VOLUNTÁRIA. POR ISSO, APOIE O NOSSO TRABALHO COMPARTILHANDO E NOS DANDO SUPORTE NAS REDES SOCIAIS!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR:

Sobre
 

O Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências (GPEC) visa promover a pesquisa em ciências físicas e cursos abertos ao público geral. Buscamos sempre divulgar a ciência de modo simples e didático. Acreditamos que um bom ensino é direito de todos e que não há nada que não possa ser aprendido!

Contato
 

Escreva aqui sua mensagem ou nos contate diretamente em: