Sobre
 

O Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências (GPEC) visa promover a pesquisa em ciências físicas e cursos abertos ao público geral. Buscamos sempre divulgar a ciência de modo simples e didático. Acreditamos que um bom ensino é direito de todos e que não há nada que não possa ser aprendido!

Contato
 

Escreva aqui sua mensagem ou nos contate diretamente em:

 

  • Equipe do GPEC

Como um Avião se Mantém no Ar?

Atualizado: Fev 28



A maioria das pessoas tem medo de voar, mas creio que essa fobia diminui se soubermos como o avião consegue vencer a gravidade.

A primeira coisa que devemos saber é que a asa do avião possui um formato característico, de modo a ser plana na parte inferior e curva (convexa) na parte superior. O ar na parte curva irá adquirir uma velocidade maior do que o ar na parte de baixo da asa. Por conta disso uma diferença de pressão surgirá nas duas faces da asa, sendo que na região de maior velocidade do ar a pressão será menor. Assim, a pressão na parte inferior da asa é maior que a pressão na parte superior da asa, de modo que essa diferença de pressão origina uma força denominada de sustentação, que age de modo oposto à gravidade (vencendo o peso do avião).




ESTE CONTEÚDO É PRODUZIDO SEM ANÚNCIOS E DE FORMA VOLUNTÁRIA. POR ISSO, APOIE O NOSSO TRABALHO COMPARTILHANDO E NOS DANDO SUPORTE NAS REDES SOCIAIS!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR: