Sobre
 

O Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências (GPEC) visa promover a pesquisa em ciências físicas e cursos abertos ao público geral. Buscamos sempre divulgar a ciência de modo simples e didático. Acreditamos que um bom ensino é direito de todos e que não há nada que não possa ser aprendido!

Contato
 

Escreva aqui sua mensagem ou nos contate diretamente em:

 

  • Equipe do GPEC

O Padrão de Moiré

Atualizado: Fev 28



As vezes você observa algum objeto, como uma cortina de malha por exemplo, e nota algumas curvas escuras e claras suaves, formando ondulações no tecido num jogo interessante de luz e sombra. Ou então você nota que um ventilador parece criar arcos de sombra intercalados com arcos de luz, aumentando do centro para a borda (veja a imagem). Mais estranho é quando alguém surge na TV com uma camisa listrada, gerando os mesmos padrões de luz e sombra vistos no ventilador e na cortina. E quem nunca tirou uma foto do monitor do computador pela câmera do celular e notou o mesmo jogo de linhas de sombra e luz (fizemos isso para uma comunicação interna do nosso grupo, e obtivemos um interessante padrão quadriculado)??



Todos já viram coisas semelhantes a isso (eu já vi até mesmo em grades de uma ponte em São José dos Campos). Mas nem todos se perguntam: o que são essas curvas escuras e claras? Esses padrões interessantes são denominados "Padrões de Moiré". Eles são padrões de interferência da luz (devido à natureza ondulatória da luz) produzidos quando se observa através de duas, ou mais, estruturas periódicas (como as malhas da cortina, as aberturas das grades do ventilador ou os pixels do computador e do celular) sobrepostas e em movimento entre si.



Olhe com mais atenção para as coisas daqui para frente. A física (cujo significado é natureza) se mostra de diversas formas. Quem poderia imaginar que a natureza ondulatória da luz é revelada numa simples cortina?


Quem observar e tirar fotos desses padrões, poste nos comentários para todos verem!!

ESTE CONTEÚDO É PRODUZIDO SEM ANÚNCIOS E DE FORMA VOLUNTÁRIA. POR ISSO, APOIE O NOSSO TRABALHO COMPARTILHANDO E NOS DANDO SUPORTE NAS REDES SOCIAIS!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR: