• Equipe do GPEC

Quantas pessoas te separam de um infectado ou alguém famoso?

Calma, não há motivos para entrar em pânico. Mas saiba que o mundo pode ser tão pequeno quanto imaginamos em termos de contato entre as pessoas.


Todo mundo já passou por uma situação em que, conversando com algum desconhecido, descobriu possuir algum vínculo em comum: seja um amigo ou algum colega de trabalho ou estudo. Quase sempre que isso acontece as pessoas se expressam como: "Que mundo pequeno!"


Embora isso possa parecer coincidência, estudos feitos com simulações de computadores mostram que um pequeno número de conexões aleatórias de longo alcance é suficiente para transformar uma imensa rede de pessoas em um verdadeiro "mundo pequeno".


Mais espantoso, é que, em média, cada pessoa está separada de qualquer outra no mundo por seis indivíduos. Sendo assim, você precisaria de algo em torno de seis pessoas para conseguir apertar as mãos de um presidente de qualquer país.





Exemplo de uma rede social | Wikipédia


Isso leva a estudos profundos no que se refere à disseminação de doenças (como o Coronavírus), e como essa conexão entre pessoas acaba gerando uma pandemia.


Para saber mais você pode ler o capítulo sobre esse tema no livro "25 Grandes Ideias" de Robert Matthews.


Se quiser se divertir um pouco e entender melhor como uma doença pode se espalhar e se tornar uma pandemia, pode baixar o jogo "Plague Inc" em seu aparelho celular.


Jogo Plague Inc, disponível para Android e iOS

ESTE CONTEÚDO É PRODUZIDO SEM ANÚNCIOS E DE FORMA VOLUNTÁRIA. POR ISSO, APOIE O NOSSO TRABALHO COMPARTILHANDO E NOS DANDO SUPORTE NAS REDES SOCIAIS!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR:

Sobre
 

O Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências (GPEC) visa promover a pesquisa em ciências físicas e cursos abertos ao público geral. Buscamos sempre divulgar a ciência de modo simples e didático. Acreditamos que um bom ensino é direito de todos e que não há nada que não possa ser aprendido!

Contato
 

Escreva aqui sua mensagem ou nos contate diretamente em: